Diário de Curso

segunda-feira, agosto 07, 2006

Avaliação

A educação está em xeque. E, neste processo em que muitos interesses estão concentrados, tais como o futuro do aluno, a afirmação de uma estratégia da família quanto a esse futuro, investimento em boas escolas, cursinhos pré-vestibular, cursos de línguas, cursos de informática, de desenho entre outros, tudo isso visando o desenvolvimento maior e melhor desse filho e aluno para enfrentar um mundo cada vez mais moderno e competitivo e também a colocação no mercado de trabalho, fim maior, cada família investe o seu melhor. Neste contexto a avaliação é um ponto importante. Se o indivíduo visa o vestibular vai procurar uma escola que dê prioridade a este tipo de ensino. Então vai encontrar trabalhos e testes avaliativos centrados no ensino, ignorando a interação que o mundo, hoje, exige, para que a pessoa se desenvolva de maneira a construir seus conhecimentos no grupo e que possa re-significar os conceitos alimentando um fluxo avaliativo constante.
Nos projetos de aprendizagem, método centrado no conhecimento individual construido através da interação alunos e professores, professores e alunos a avaliação também terá outro sentido porque vai ser buscada, construida com a consciência do eu no grupo. O aluno aos poucos vai percebendo que o conhecimento não precisa ser um mero copiar e responder, então vai se permitir errar e se abrir para que o grupo possa avaliar seu trabalho, assim como ele poderá, como integrante de um grupo, também, avaliar a si e aos outros, crescendo nesse processo porque a desestruturação dos conceitos, obrigatoriamente, trará novos conhecimentos e pensares sobre a educação sua e de todos de grupo.