Diário de Curso

sexta-feira, abril 13, 2007

Prática na escola

A prática na escola do Curso PROA, no meu caso está revelando a resistência que ainda existe por parte de algumas pessoas quando ao conhecimento e a utilização das novas mídias na educação. Na escola onde me propus a realizar essa atividade eu já sabia que muitas professoras não tem interesse em mudar sua forma de trabalhar com os alunos, mas como minha professora parceira é uma pessoa que já trabalhava com computador e que gostava de inserir novidades em sua prática diária com os alunos imaginei que o trabalho sairia a contento. Porém, logo no primeiro dia esta colega foi chamada a trabalhar na 35CRE/São Borja, aceitou e me deixou sozinha na escola a merce de todas as outras que não se intusiasmaram nem um pouco com este trabalho, pelo contrário não acham nada de interessante ter que ceder os períodos para uma coisa que elas desconhecem e que não estão querendo saber, uma coisa que na sua opinião só atrapalha seus planejamentos e desvia suas alunas dos objetivos do curso. É uma situação até certo ponto constrangera para mim, uma vez que o trabalho já está iniciado e não dispomos de tanto tempo assim, a ponto de eu poder mudar de turma ou de escola. Graças a Deus as alunas dessa turma trabalham de bom grado, mas não acredito que vá avançar muito pois elas são sobrecarregadas todos os dias com atividades das disciplinas e como não sentem o apoio das professoras ao desenvolvimento deste projeto, onde elas não vão ser avaliadas pelas professoras, coisa que eu sugeri, que elas ao acompanhar as alunas poderiam fazer, observando o planejamento e a didática usadas pelas meninas ao desenvolver o trabalho. Uma das professoras mostrou interesse no início, mas quis direcionar o trabalho para a sua disciplina. Porém, como havia sido explicado que seria um trabalho extra classe, essa professora foi questionada: então o trabalho não é extra classe? O assunto morreu ai e as professoras não estão sendo parceiras nem para ficar na sala comigo e a turma, fico sempre só com as alunas.
Vou te contar é uma barra!!!