Diário de Curso

domingo, outubro 29, 2006

PNEEs

Caro Blog,assisti ao filme "cidade essencial" e fiquei a imaginar como os portadores de necessidades especiais vivem e se relacionam nas cidades que são totalmente adaptadas para nós, "pessoas normais".Como não tenho nenhum parente próximo que exija cuidados especiais, nunca senti na pele o que é cuidar de uma pessoa com deficiência, mas ao ver o filme constato que o sofrimento e as dificuldades são grandes, essas pessoas devem sentir-se totalmente excluidos,a margem da sociedade;fisicamente por deficiência genetica ou outra causa qualquer;moral por não terem seus direitos de cidadãos garantidos(quem tem?). Muito da falta de respeito e consideração vem da falta de consciência dos cidadãos que não se colocam no lugar deles,pelo menos uma vez na vida,para poder tentar compreender a sua real situação.Esse filme nos faz refletir sobre quem somos, como vivemos,qual nosso papel no mundo. Na escola: como agir quando nos depararmos com casos de pessoas portadoras de PNEEs; não estamos preparados, ainda, para acolher esses alunos como merecem e precisam; os professores se resentem de trabalhar com PNEEs não porque não gostem, mas porque não sabem, não tem a capacitação necessária adequada. Claro que é necessário agir com o coração mas a infraestrutura também é fundamental,enfim há necessidade de um conjunto de fatores para que esse trabalho saia a contento para todos os lados, que os alunos sejam bem atendidos e ou assistidos e os professores tenham condições de trabalhar adequadamente.

2 Comments:

  • Oi Grede, tudo bem contigo? Como estão as atividades do curso? Passei aqui para dar uma olhada no teu blog e ver se estás precisando de algo. Fizemos algumas considerações sobre os PAs de vocês, o que tu achaste? Qualquer coisa, me escreve.
    Abração prá ti
    Alessandra (tutora)

    By Blogger Alessandra, at 26/11/06 22:29  

  • Grede!
    Estive trabalhando em nosso wiki.Fiz uma página para a atividade integrada.Acho que nossa terceira versão de mapa poderá ficar como final,mas temos que nos comunicar para a conclusão da atividade.Abraços.Gelsi.

    By Blogger GELSI, at 2/12/06 18:56  

Postar um comentário

<< Home