Diário de Curso

quarta-feira, setembro 13, 2006

Vê epistemológico - exercício

Quase amanheci acordada escrevendo sobre os exercícios do PROA6. Não é a dificuldade das tarefas o problema, o problema é a minha falta de organização, eu normalmente deixo mesmo as coisas para a última hora e sempre acabo conseguindo executá-las a contento. Não que isso seja o ideal e deixo aqui meu registro e a promessa de mudar a partir de hoje esse modo de agir.
Mesmo porque a pesquisa exige um trabalho contínuo, registros diários, leituras de fundamento, visando um embasamento teórico necessário para a busca de respostas para os questionamentos que movem os projetos de pesquisa. É preciso também que saibamos diferenciar aprendizagem por projetos e projetos de pesquisa. A definição do tema, o objetivo, a delimitação, a organização, a participação dos alunos. O exercício com o vê epistemológico, foi muito interessante, mas eu me escabelei antes de fazer e até mesmo antes de ler, ainda mais que tinha um desenho representando os exemplos, e, eu pirei! Não vou conseguir fazer isso! É complicado demais!
Após uma leitura com bastante atenção, relaxei. Afinal não era um bicho-de-sete-cabeças!! Graças a Deus!!
Na verdade as atividades não são complicadas, mas exigem atenção. E é isso que precisamos ter para poder acompanhar o curso, muita atenção e disciplina.