Diário de Curso

quarta-feira, abril 25, 2007

Terapia Ocupacional







A Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento e prática de saúde voltada para a análise e aplicação terapèutica de atividades e, adaptação do meio ambiente com objetivo de facilitar a realização das atividades cotidianas com independência e autonomia. As dificuldades apresentadas podem estar relacionadas às atividades da vida diária, como alimentação, vestuário, higiene, locomoção; à atividade profissional e, às atividades de lazer e do brincar.


A TERAPIA EDUCACIONAL E A TECNOLOGIA ASSISTIVA


O trabalho da terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva envolve a avaliação das necessidades dos usuários, suas habilidades físicas, cognitivas e sensorias. Envolve a avaliação de receptividade do indivíduo quanto à modificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente em que será utilizada.

O terapeuta ocupacional promove a instrução do uso apropriado do recurso de tecnologia assistiva e orienta as outras pessoas envolvidas no uso dessa tecnologia.


****************Achei pertinente a colocação deste texto sobre terapia ocupacional neste trabalho porque fala justamente sobre a importância de se ter a pessoa com o conhecimento técnico no trabalho com as tecnologias assistivas, seja ela para a aplicação em qualquer área de dificuldade, seja na escola, no trabalho, para as atividades cotidianas, todas visando a independência do sujeito e a sua inclusão na sociedade.***********************************