Diário de Curso

sexta-feira, maio 04, 2007

03/05/2007 - Paulo Freire é lembrado


Os dez anos de morte de Paulo Freire foram lembrados ontem pelo presidente da câmara, Arlindo Chinaglia(PT-SP), durante sessão solene. O educador foi secretário de Educação de São Paulo e, em sua gestão, valorizou a autonomia das escolas e a participação da comunidade. Já o MEC, para homenageá-lo, lançou o documentário "Paulo Freire Contemporâneo" (de Toni Venturi), que retoma as primeiras experiências da alfabetização e de Educação popular do pernambucano, mostrando que seus pensamentos e pedagogia ainda são atuais.

Em Recife, uma programação diversificada, com debates, conferências a ações culturais, organizadas pelo Centro Paulo Freire e Universidade Federal de Pernambuco destacaram a importãncia de Freire. Em São Paulo, o diretor- geral do Instituto Paulo freire, Moacir Gadotti, que trabalhou quase trinta anos com o educador, ressaltou não só a obra, mas a pessoa e o mito. Revelou que Paulo Freire era alegre, simples, amável, com grande capacidade de conviver, respeitar e aprender com os diferentes.

Paulo freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife(PE) e morreu vítima de infarto, em 2 de maio de 1997, em São paulo. Entre as suas obras estão

Educação: prática da liberdade(1967),

Pedagogia do Oprimido(1968),

Cartas à Guiné-Bissau(1975),

Pedagogia da Esperança(1992) e

A sombra desta mangueira(1995).