Diário de Curso

domingo, outubro 29, 2006

PNEEs

Caro Blog,assisti ao filme "cidade essencial" e fiquei a imaginar como os portadores de necessidades especiais vivem e se relacionam nas cidades que são totalmente adaptadas para nós, "pessoas normais".Como não tenho nenhum parente próximo que exija cuidados especiais, nunca senti na pele o que é cuidar de uma pessoa com deficiência, mas ao ver o filme constato que o sofrimento e as dificuldades são grandes, essas pessoas devem sentir-se totalmente excluidos,a margem da sociedade;fisicamente por deficiência genetica ou outra causa qualquer;moral por não terem seus direitos de cidadãos garantidos(quem tem?). Muito da falta de respeito e consideração vem da falta de consciência dos cidadãos que não se colocam no lugar deles,pelo menos uma vez na vida,para poder tentar compreender a sua real situação.Esse filme nos faz refletir sobre quem somos, como vivemos,qual nosso papel no mundo. Na escola: como agir quando nos depararmos com casos de pessoas portadoras de PNEEs; não estamos preparados, ainda, para acolher esses alunos como merecem e precisam; os professores se resentem de trabalhar com PNEEs não porque não gostem, mas porque não sabem, não tem a capacitação necessária adequada. Claro que é necessário agir com o coração mas a infraestrutura também é fundamental,enfim há necessidade de um conjunto de fatores para que esse trabalho saia a contento para todos os lados, que os alunos sejam bem atendidos e ou assistidos e os professores tenham condições de trabalhar adequadamente.

quarta-feira, outubro 18, 2006

Eleições para diretores de escolas

18 de outubro de 2006, dia das eleições para diretores nas escolas. Momento importante de participação da comunidade escolar. Cada um votando no candidato que representa suas aspirações. Todos buscando um mundo melhor, através da educação,da interação entre a família e a escola.

segunda-feira, outubro 16, 2006

DIA DO PROFESSOR

O que é ser professor hoje?
*Será ensinar?
*será instruir?
*será orientar?
*será mediar?
*será intermediar?
*será ditar conceitos?
*será cobrar rendimento?
*será substituir a família?
*será preparar para o trabalho?
*será preparar para o vestibular?
*será preparar para a vida?
*será ser amigo?
*será ser confidente?
*será ouvinte?
*será ser democrático?
*será ser severo?
*será ser liberal?
*será ser técnico?
*será ser intelectual?
*será uma mistura de tudo isso?
*o que será?

domingo, outubro 08, 2006

figura


Essa figura é mais uma de minhas tentativas de inserir imagens no blog! Eu não consegui até agora inserir foto no perfil, mas um dia eu chego lá....

foto


Eu estava fazendo uma experiência, tentando colocar uma foto, mas não era aqui que queria colocá-la. Ela veio para cá e aí ficou. Por enquanto vou deixando...

terça-feira, outubro 03, 2006

Leituras

Passei a tarde inteira lendo, e espero, construindo aprendizagem! Em primeiro lugar terminei de ler o texto Educação Inclusiva: do que estamos falando? de Rosita Edler Carvalho em que alguns itens do evento de Salamanca são comentados para embasar suas colocações sobre a inclusão.Particularmente quero registrar que a parte que fala em quem são os sujeitos da inclusão me chamou bastante atenção onde diz que"parece não haver dúvidas de que os sujeitos da inclusão são todos:os que nunca estiveram em escolas, os que lá estão e experimentam discriminações, os que não recebem as respostas educativas que atendam às suas necessidades, os que enfrentam barreiras para a aprendizagem e para a participação, os que são vítimas das práticas elitistas e injustas de nossa sociedade, as que apresentam condutas típicas de síndromes neurológicas, psiquiátricas ou quadros psicológicos graves, além dos superdotados/com altas habilidades, os que se evadem precocemente e, obviamente, as pessoas em situação de deficiência,também". Esse quadro pintado acima é a nossa realidade do dia- a- dia no ambiente escolar, excluímos e somos excluídos! Por que? porque não temos a mente preparada, o conhecimento da situação, o apoio dos gestores políticos que ao ser eleitos esquecem os planos maravilhosos que apresentaram e esse comportamento não acontece somente na educação, todos os aspectos da sociedade são atingidos quando a educação não vai bem e a nossa educação não vai bem! Lendo esses textos reflexivos nós professores nos vemos retratados com fiel perfeição porque fazemos parte dessa educação que exclui. Não que algum de nós pense: vou excluir alguém! este é um comportamento que está arraigado nas nossas práticas, fazemos parte de um sistema excludente e perpetuamos inconscientemente esse modelo tão nefasto para as crianças e a sociedade em geral.