Diário de Curso

sexta-feira, julho 28, 2006

Trabalho!!!

Estava no final de um texto que penso estava muito bom apesar do meu cansaço pois estou trabalhando nos ambientes do curso PROA desde manhã.Entrei no eproinfo e li muitas postagens dos colegas , postei colaborações nos foruns e na parte da tarde digitei alguns textos no projeto do grupo MODERNIDADE, quando terminhou a luz e perdi tudo, "talvez tenha sido porque afinal não estava tão bom o texto como eu pensava", mas acompanhando as postagens dos colegas vi que muitas coisas boas estão surgindo e fiquei pensando que este deve ser um dos objetivos do curso: tirar tudo de bom e de ruim que tenhamos para nos purificar enquanto alunos que somos agora neste curso para que no contato com os nossos alunos,quando estivermos aplicando o que aprendermos aqui possamos ser o mais puros possível,quanto aos conhecimentos, ao trato com o aluno, à educação e a todos os nossos relacionamentos seja na família com os filhos, seja em sociedade com os amigos,seja com nossos colegas de trabalho. Enfim purificar-se está na MODA e estar na moda é sempre muito importante a moda faz parte da nossa cultura, mesmo quem diz que não gosta de moda, está fazendo parte de um grupo que está na moda por ser contra ela.
Sei que neste momento já estou misturando todos os temas.Mas tentar escrever alguma coisa também acho que é importante.Bay!

quinta-feira, julho 27, 2006

Pesquisas

Sou dessas pessoas que gosta de guardar papéis! Muitos dizem que isso é coisa de velho, mas não me importo, afinal já não sou nenhum bebê, então comecei minhas pesquisas sobre MODA, que está dentro do projeto do grupo - MODERNIDADE -, pelos cadernos DONNA ZH 2004/2005 do Jornal Zero Hora. Eu os havia guardado "prevendo" que algum dia eles me serviriam para alguma coisa. De fato, encontrei vários colunistas abordando o tema moda em algum momento de suas reflexões semanais, Xico Gonçalves, Marta Medeiros Célia Ribeiro, Glória Kalil. A palavra MODA tem tantas definições, tantos interessados, tantas abordagens diferentes, criativas, críticas, que essa pesquisa tornou-se mais ampla do que eu imaginava. Difícil mesmo é selecionar os materiais. Aqui começo a perceber a importância da orientação para o aluno quando das suas pesquisas, a seleção dos materiais e a idoneidade dos mesmos são de fundamental importãcia no embasamento dos trabalhos, sejam eles em qual campo forem. Claro que a pesquisa vai ser delimitada, direcionada mas num priimeiro momento a quantidade de material deixa a gente meio "tonta". Bem, vou mergulhar nesse campo e talves mude até o meu estilo parque como diz Glória kalil "Hoje a moda está de difícil leitura e admite todas as individualidades.É democrática. A gente tem que saber a qual tribo pertence, entender sua própria identidade e ter vontade de apostar nisso" - DONNA ZH-setembro/2004

terça-feira, julho 25, 2006

Apelo desesperado!!!

Estou preocupada porque as notas já estão saindo para os outros grupos e eu ainda não consigo trabalhar no meu projeto do wiki, tenho dificuldades para acessar o cmap., melhor dizendo não consegui até agora copiar a primeira verão do mapa conceitual para poder atualizá-lo. Peço socorro!!! Preciso que alguém mande o passo a passo para mim!!! É urgente por favor!!!
Aguardando ansiosa!!!

sexta-feira, julho 21, 2006

Dia do amigo

Aos meus amigos:
Você é responsável por tudo aquilo que cativa.
Você me cativou.
Obrigada por ser meu amigo(a).
Feliz dia do amigo!!!

Mesmo atrasada quero registrar esse dia tão importante comemorado no dia 20/07/06. Nesse mundo cheio de tragédias, guerras, desencontros,tarefas, atrasos, ter um amigo é uma benção.
Abraço a todos os velhos e novos amigos!!!

Relatórios

Por falta de tempo ou de organização do tempo até hoje sexta-feira 21/07/06, nesta semana, ainda não tinha conseguido postar minhas considerações sobres os temas propostos e também sobre algumas outras leituras, espero ter me redimido com as postagens de hoje...

Educadores no olho do furacão

Estive lendo o texto"A educação e a escola no olho do furacão" de Vera lúcia Duarte de Novais e fiquei pensando que os esducadores estão no olho do furacão porque a evolução da tecnologia ou seja a chegada das TIs à escola, trouxe a ilusão de que o problema estava resolvido.Porém, vemos que aqui reside o problema: as máquinas não pensam, precisam de pessoas capacitadas, envolvidas e interessadas em despertar o interesse de alunos desmotivados pela educação tradicional centrada no professor-quadro e giz-conteúdo. Alunos copiadores e respondedores, sem espaço para iniciativas próprias, atividades essas que na maioria das vezes são tachadas, rotuladas como rebeldia. Estão no olho do furacão porque tem agora a responsabilidade de se interar das novas tecnologias para poder desenvolver projetos que chamem a atenção do aluno para um novo modo de aprender, um aprender com mais liberdade,interatividade,de trocas entre colegas e grupos.Um aprender que partindo de uma questão consiga abranger uma gama maior de conhecimentos.

As TICs chegam as escolas

Lendo textos sobre a chegada das TIs na escola podemos compreender que não importa como os computadores chegaram e estão chegando às escolas. O que cabe à comunidade escolar é descobrir o modo correto de usá-los, visando um projeto maior, que não o de mero acréscimo de máquinas em suas dependências.As TICs terão um valor inestimável à educação, se bem usadas fazendo a "ponte" para integrar conteúdos que vem sendo trabalhados ou desenvolvidos de forma compartimentada em função do tipo de organização que a escola tradicional apresenta.
Os desafios são enormes, mas as TICs podem ser um instrumento para os professores na mudança do perfil de suas instituições, fazendo com que a escola "ideal" torne-se "real".

A escola e o conhecimento

Os professores já tem a consciência de que é urgente e intransferível uma mudança na educação.A dificuldade reside em como fazer, qual problema atacar primeiro: formação continuada dentro das áreas de conhecimento de todos os envolvidos no processo, professores, diretores, coordenadores, supervisortes, orientadores; formação na área de tecnologia para todos; estrutura física e de materais. Acredito que sem formação e infraestrutura adequada nada poderá ser feito para desenvolver esse projeto tão amplo e de tão grande importância que o mundo exige, a escola precisa e os indivíduos buscam.
As sementes estão sendo lançadas, resta saber se vão furtificar conforme as expectativas e necessidades dos atores desse processo, para podermos adequar o ambiente escolar com a realidade que se apresenta em constante transformação.

Qual é o problema?

As perguntas são de fato mais importantes do que as respostas. O que nós professores precisamos é criar um ambiente para que o aluno possa desenvolver essa qualidade ou habilidade vindo ele de uma educação tradicional onde seu maior mérito era de ser um bom aluno copiador e respondedor de questões muitas vezes totalmente desconectadas de sua realidade. Nós professores também enfrentamos um problema que é o de não admitir que o aluno possa fazer uma pergunta melhor que a nossa talvés por arrogância, prepotência, falta de conhecimento e que o aluno não deve questionar os conceitos do professor por pensar que bom aluno é aquele que responde corretamente.

Perguntas inteligentes: O que é isto?

Eu também pergunto: as perguntas inteligentes tem que ser do aluno ou do professor? Sendo o professor mediador nos PA, ele também fará perguntas inteligentes para fazer com que esse trabalho caminhe e que o aluno possa sanar todas as suas dúvidas e organize o seu projeto de maneira a tingir seus objetivos de conhecimento.Os PA são propostas metodológicas que visam o desenvolvimento de um ensino de qualidade real, que acontece quando o aluno busca o conhecimento com questões de seu interesse, ou seja, questões e temas de sua vida, que mediado pelo professor e integrado com outras disciplinas e professores formam um conjunto de ação e envolvimento focados nas atividades. Essa liberdade nas propostas vai ter o professor como questionador e desafiador visando novas perspectivas. O professor mediador vai problematizar os experimentos dos alunos e suas pesquisas, esse processo vai descentralizar a educação da figura do professor que a partir de agora vai estar ao lado do grupo de alunos e não mais na frente como se "só ele soubesse tudo".

Qual é a questão?

Pelo contato com esse tipo de texto, esclarecedor sobre a questão do PA, tenho convicção de que o trabalho com o aluno ficaria maravilhoso, interessante e instigante, porque o aluno gosta do desafio da pesquisa. A interdisciplinaridade também se concretizaria. O "x" da questão são os professores: será que estão aptos, disponíveis, flexiveis para "entrar de cabeça "nessa mudança? Esse tipo de atividade "bagunça" com os cronogramas, horários, cadernos de registros de atividades, avaliação. Também os gestores das escolas serão responsáveis por dar apoio ou veto a esse tipo de atividade.

sexta-feira, julho 14, 2006

Querido diário!

Sabes que estou lendo os textos recomendados para poder entender o que é um Projeto de Aprendizagem(PA) e a cada leitura e às vezes releitura vou compreendendo mais como trabalhamos equivocadamente na escola com nossos alunos, o nosso fazer não interessa ao aluno porque não diz nada a ele, talvez não o conteúdo em si mas a forma como trabalhamos, somos todos trabalhadores que buscamos fazer o nosso trabalho da melhor forma possível, imbuidos de convicções que hoje vemos pelo trabalho e pelo estudo que já está superado.Nossa educação precisa de novos modelos.Os Projetos de Aprendizagem com certeza são um caminho a seguir cuja semente está sendo lançada, os frutos com certeza, também,vão demorar porque sabemos toda mudança requer um tempo para adaptação.Como professora que durante 10 anos estive somente em sala de aula trabalhando sempre na mesma escola afirmo que somente os professores que neste período fizeram algum curso trouxeram modos novos de trabalho para aplicar em sala de aula com os alunos.Então essa oportunidade deve ser franquiada a todos para que apartir do individual possamos atingir o coletivo e arrebentar as amarras que sufocam a nossa pedagogia.Ufa!!!
Beijos!!!

quinta-feira, julho 13, 2006

Bloguinho!!!

Voltei para contar que ontem 12/07/2006 começou em São Borja, minha cidade, o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL - Missões "Conhecendo Nossas origens". O palestrante Prof.Dr.Antônio Dari Ramos URI/Santo Angelo falou sobre "Missões: Identidade e Memória".
Estou participando e achei muito interessante a palestra, já que para poder entender o presente é necessário que tenhamos conhecimento sobre o passado.O professor falou muito sobre identidade e de como nossas identidades se reafirmam, modificam ou são construídas principalmente nos momentos de crise. De como os conceitos são ressignificados ou rechaçados conforme os momentos. Trasferindo essa idéia para nossos Projetos de Aprendizagem que ora tentamos entender e criar, creio que a educação brasileira vive um momento de crise, de questionamento e por isso precisa de novos métodos de trabalho, novas idéias e a aplicação das novas tecnologias com resultados concretos. Estou falando demais, beijos!!!

Oi Blog!

OI BLOG!
Faz tempo que a gente não se vê!
Tenho andado ocupada tentando entender esses ambientes virtuais, me perco facilmente pois tudo nessa área da informática é relativamente novo para mim.Tenho passeado pelos blogs dos colegas, pelo fórum, tenho visto e lido coisas interessantes e constatado cada vez mais a minha ignorância nesta área. Quero aprender mas como tudo tem que ser feito praticamente sozinho e nós todos, professores e alunos somos "cria" da tutorialização ás vezes não sabemos nos orientar .Acredito que com o tempo e a prática vou conseguir me desvencilhar de todas as amarras. Beijos e até a próxima, sei que hoje estou pessimista e não quero te contaminar sei também que minha preocupação procede pois estou a um bom tempo fora da sala de aula como aluna e já a dois anos trabalhando em setores na escola, mesmo existindo contado com aluno, não é aquela relação diária, aquele bate bola que facilita em muito o fazer pedagógico. Agora, tchau!!!!!!!!!!