Diário de Curso

segunda-feira, setembro 25, 2006

Leituras-fóruns-postagens-proa6

Colegas, hoje li todas as postagens dos colegas no fórum da síntese dos projetos de aprendizagem do PROA1! Fiquei realmente impressionada com as reflexões, acredito que a aprendizagem está muito boa, porque somente através da leitura dos comentários já podemos identificar o que é um PA, quais são os agentes nesse processo, qual a importância de se trabalhar com essa metodologia, quais são os papéis dos professores e dos alunos e, porque não dizer, da escola. Decorrido esse tempo de curso podemos identificar e separar projetos de aprendizagem e projetos de ensino. Ver suas significâncias, seus valores, suas buscas, seus objetivos, seus porquês. Podemos também perceber que a importância e a responsabilidade do professor cresce como mediador em um trabalho com projetos de aprendizagem. Porquê? Por que muito mais será exigido dele, seus conhecimentos serão desafiados pelas perguntas dos alunos e ele por sua vez precisará desafiar os alunos com questionamentos lógicos e orientadores para que o aluno tenha certeza de que a pergunta que quer responder seja o que de fato ele busca e não uma pergunta que não diz respeito ao seu universo. Boa Noite!!!!!

domingo, setembro 17, 2006

Será que um PA pode se transformar em PP?

Colegas!
O professor do PROA6 me fez este questionamento e como não consegui entrar no wiki(a senha não me permite)terei que pedir ajuda- vou começar a responder aqui. Penso que sim, um pA pode ser o ponto de partida para um PP(projeto de pesquisa) porque, entre várias diferenças entre PA e PP a primordial é o aprofundamento da pesquisa enquanto o PA tem abrangência local, direto na sala de aula visando a prendizagem de determinado conteúdo para aquele momento, aquela disciplina, aquela série e em muitos casos somente para um semestre, sendo que a escola tem pré-requisitos de uma série para outra, num PP o direcionamento é outro uma vez que além de satisfazer a(s) inquietação(s) do pesquisar(s) vai buscar uma solução para algum problema de âmbito social, ou seja, sua abrangência é maior buscando apartir do um chegar ao todo e atingir ou tranformar modos de agir e de pensar de uma comunidade maior. bye!

Avaliação - 01

Gente!!!
Finalmente saiu uma avaliação!
Adorei minha nota!
Por ser relativamente iniciante neste mundo virtual fico ansiosa pensando que não estou conseguindo responder de acordo às questões, então quando recebo uma nota boa fico feliz como uma criança.
Claro que, a cada dia estou aprendendo coisas novas e vocês não vão acreditar, estou gostando de estudar, dessa maneira, longe dos professores(da presença física) apesar de eles serem praticamente onipresentes. Agora, neste momento, pensando seriamente entendi que a diferença entre estudar num curso regular de aula todos os dias e estudar sozinho(sem a presença em "carne e osso" dos professores) ou seja via on-line é muito melhor. Porquê? Por que no curso regular ao término da aula vai "cada um para seu lado" e "pt saudações" ao contrário do curso on-line em que você raramente vai ter a presença física do professor mas, em compensação a qualquer momento poderá entrar em contato através do mundo virtual com sua enorme gama de ferramentas, que, hoje, permite e facilita o encontro entre as pessoas.bay!!!

quarta-feira, setembro 13, 2006

Vê epistemológico - exercício

Quase amanheci acordada escrevendo sobre os exercícios do PROA6. Não é a dificuldade das tarefas o problema, o problema é a minha falta de organização, eu normalmente deixo mesmo as coisas para a última hora e sempre acabo conseguindo executá-las a contento. Não que isso seja o ideal e deixo aqui meu registro e a promessa de mudar a partir de hoje esse modo de agir.
Mesmo porque a pesquisa exige um trabalho contínuo, registros diários, leituras de fundamento, visando um embasamento teórico necessário para a busca de respostas para os questionamentos que movem os projetos de pesquisa. É preciso também que saibamos diferenciar aprendizagem por projetos e projetos de pesquisa. A definição do tema, o objetivo, a delimitação, a organização, a participação dos alunos. O exercício com o vê epistemológico, foi muito interessante, mas eu me escabelei antes de fazer e até mesmo antes de ler, ainda mais que tinha um desenho representando os exemplos, e, eu pirei! Não vou conseguir fazer isso! É complicado demais!
Após uma leitura com bastante atenção, relaxei. Afinal não era um bicho-de-sete-cabeças!! Graças a Deus!!
Na verdade as atividades não são complicadas, mas exigem atenção. E é isso que precisamos ter para poder acompanhar o curso, muita atenção e disciplina.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Tarefas

Começo me penitenciando.Estou com tarefas atrasadas. Por excesso de trabalho acabei atrasando algumas atividades, mas agora estou começando a colocá-las em dia.Fizemos uma reunião no bate papo do msn para decidirmos a realização de uma tarefa do proa2, foi bem interessante. Todos nós do grupo Modernidade pudemos nos ajudar e solucionamos o problema pelo menos temporariamente, uma vez que o mapa conceitual vai sendo modificado a cada nova etapa de desenvolvimento de nossos conhecimentos sobre os temas ali relacionados. Para mim a semana de reorganização, concedida pelos professores foi fantástica! porque apesar de não ter concluido todas as tarefas pude dar uma adiantada boa. Tenho dúvidas se estão saindo a contento as respostas solicitadas,mas estou tantando! São quase 1:30 da manhã de segunda feira. Estou caindo de sono. Vou dormir.Bjus