Diário de Curso

terça-feira, agosto 22, 2006

TICs em Santiago

Estou impressionada com o interesse e a desenvoltura dos diretores e suas equipes com relação às tecnologias.Verdadeiramente estão buscando aprender mais e mais visando o desenvolvimento de projetos em suas escolas que levem ao uso das tecnologias disponíveis em seus estabelecimentos de ensino.Tudo em benefício de sua comunidade escolar. Curso de gestores - etapa de Santiago

segunda-feira, agosto 21, 2006

Outro curso

Caros colegas neste momento estou escrevendo de Santiago, pois estou participando como monitora no curso de gestores. Na verdade estou aprendendo mais do que ensinando. É sempre um privilégio participar desses cursos porque além da aprendizagem conhecemos pessoas diferentes, colegas interesantes, escolas e cidades novas. Este curso destina-se aos gestores das escolas dando ênfase ao uso das tecnologias, do conhecimento e do incentivo que os gestores ao dominar ou conhecer as TICs poderão nortear seu trabalho e o de sua escola. As tecnologias cada vez mais presentes em nossa vida estão criando novos modos de interação.Estamos aprendendo a usar todos e valorizar o que temos seja, em casa ou na escola. O leque de oportunidades se abre para nosso trabalho, tornando-o mais rápido e moderno, conectado a realidade de uma forma mais concreta.

Forum

Estive lendo as participações dos colegas nos foruns das disciplinas PROA/3 e PROA/4 e fiquei inpressionada com a quantidade de conhecimento que tem gerado para todos nós, porque seja participando com a reflexão e a escrita ou até mesmo com a leitura dos foruns aprendemos sempre alguma coisa nova ou reformulamos alguns conhecimentos que já haviamos adquirido, aprofundamos alguns, rechaçamos outros. Aprender é uma coisa inerente ao ser humano, todos somos capacitados para aprender sempre em nossa vida. As diferenças aparecem na maneira de cada um absorver, captar e transformar as características dos objetos em conhecimento.Porque cada indivíduo tem um tempo, uma avaliação, ou seja, um modo de "ver", de conhecer. A significação do mesmo objeto poderá ser completamente diferente de um indivíduo para outro dependendo dos valores com que cada um vai buscar, significar ou resignificar o mesmo. O aprender é uma coisa muito particular, muito relativo a experiência do sujeito, a vivência que trás de cada fase de sua vida. Acredito que a parte sensorial dos seres humanos possibilita a primeira aprendizagem, a abstração vem depois com a capacidade de "ler"o mundo que vamos adquirindo com o crescimento físico e intelectual.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Conteúdos

O conteúdo trabalhado na escola é ínfimo comparado a quantidade de conhecimentos veículados no mundo a cada segundo e o texto refere-se a condição estática do conteúdo na escola, o qual é verdade e dou fé: veja o exemplo, minha maior experiência é com alunos do ensino médio noturno, geralmente alunos que já não estão na faixa etária correspondente, que vão e voltam à escola, param, desistem, evadem, muitos ficam anos nesse vai e vem. Alguns deles guardam os cadernos dos anos anteriores e ás vezes estudando algum conteúdo, lembram e dizem que já viram aquilo, até trazem o caderno para mostrar e comprovar. De fato os alunos desse tipo de caso apenas viram os conteúdos, nada aprenderam. Eles dizem: é sempre a mesma coisa, pensei que tinha mudado! Esse tipo de comentário é a constatação de que o conteúdo está estático na escola e que mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e a chegada dela na escola o quadro ainda não se modificou.
Os absurdos escritos pelos alunos em provas, testes, vestibulares também começam a nos fazer pensar que alguma coisa está errada na escola quanto aos conteúdos que são pré-requisitos para o aluno passar de uma série para outra. Porque ele não consegue desenvolver-se adequadamente nas séries seguintes, já que atingiu os pré-requisitos exigidos? Porque seus conhecimentos são tão falhos? Respondo: o aluno é obrigado a trabalhar na escola com assuntos que não são de seu interesse, não despertam a sua curiosodade, não geram necessidade de pesquisa, ou seja, estão longe de seu universo. Começo a entender a cultura do projeto! Nesse tipo de trabalho o conhecimento do aluno será buscado e desenvolvido por ele a partir de seus interesses, mediado pelas intervenções do professor. Essa é a principal e fundamental ença nos dois tipos de trabalho escolar. Chegar a esta conclusão até não é muito difícil. Difícil mesmo vai ser atingir a maioria dos envolvidos no desenvolvimento do processo escolar, professores, pais, alunos.

segunda-feira, agosto 14, 2006

Dia dos pais

Domingo dia 13/08/06 foi comemorado o dia dos pais. Que data importante para as famílias! Nós professores temos mania de registrar as datas comemorativas, uma vez que trabalhamos com crianças e jovens e precisamos sempre ressaltar para eles a importância das comemorações em família, a importância dos vínculos afetivos, buscando sempre um mundo melhor para eles , jovens, e para nós adultos, que somos responsáveis pelo direcionamento e encaminhamento deles como seres humanos, que visamos construir uma geração de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade, mais afetivos, mais comprometidos com a construção de uma sociedade melhor.

Dia do estudante

Dia 11/08/06 foi comemorado ou em alguns casos apenas lembrado o dia do estudante. Acho que cabe aqui um parabéns para todos nós, seres humanos, que somos estudantes durante nossa vida inteira, desde o dia em que nascemos até o dia em que morremos estamos aprendendo, estudando uma forma de viver mais e melhor. Nossa vida é um projeto que começa no dia do nosso nascimento e dependendo das circunstâncias,e ou dos objetivos que vamos eleger para norteá-la ela vai ter mais ou menos sucesso. Sucesso esse que é muito relativo também, porque o que é sucesso para um pode não ser para outro. Enfim a vida é um enigma maravilhoso que a cada dia buscamos desvendar.Para tentar é preciso estudar sempre.Parabéns para todos os estudantes da vida!

quinta-feira, agosto 10, 2006

Querido blog!

Você não imagina o que me aconteceu hoje! Durante a tarde tirei algumas horas para escrever sobre aquele texto sobre os conteúdos que tenho que ler para ter base para comentar no forum da disciplina do PROA/3. Estava sozinha em casa, no maior silêncio, como eu gosto, para trabalhar com leituras.Me sentei, li novamente o texto e comecei a escrever. Escrevi uma folha e meia, como tinha ir a escola buscar minhas filhas(tenho duas:Gabriela e Rafaela) dobrei as folhas e resolvi não levar bolsa, coloquei no bolso da minha calça e sai bem bela! Quando cheguei ao meu destino qual não foi minha surpresa ao procurar minhas folhas: não estavam mais lá, havia perdido!!! Imagine, então, a minha decepção. Pode uma coisa dessas? Em protesto a esse ocorrido não vou comentar naquele forum específico hoje.Claro que o forum não tem nada com isso, mas hoje vai ser o bode expiatório!
Este relato também não tem nada a ver com a reflexão sobre os projetos de aprendizagem mas hoje fica.Bay!!

terça-feira, agosto 08, 2006

Método Clínico Piagetiano

Eta método complicado! Na redação é simples, porém quando pensamos em aplicar nas escolas começam as complicações porque é praticamente impossível pensar em aplicar em sala de aula na nossa escola pública onde as turmas comportam em muitos casos até mais de 30 alunos.Como fazer então? Como explorar as questões de cada aluno? Como investigar as questões de cada um? Como contra-argumentar todas essas questões com todas as implicações que cada uma vai trazer implicita ou explicitamente? A realidade as vezes nos surpreende e talvez na prática seja menos complicado do parece na teoria. Continuo lendo e relendo o texto para tirar mais conclusões e entender mais concretamente essa teoria. Voltarei e espero com mais dados sobre esse tema. Bay!

segunda-feira, agosto 07, 2006

Avaliação

A educação está em xeque. E, neste processo em que muitos interesses estão concentrados, tais como o futuro do aluno, a afirmação de uma estratégia da família quanto a esse futuro, investimento em boas escolas, cursinhos pré-vestibular, cursos de línguas, cursos de informática, de desenho entre outros, tudo isso visando o desenvolvimento maior e melhor desse filho e aluno para enfrentar um mundo cada vez mais moderno e competitivo e também a colocação no mercado de trabalho, fim maior, cada família investe o seu melhor. Neste contexto a avaliação é um ponto importante. Se o indivíduo visa o vestibular vai procurar uma escola que dê prioridade a este tipo de ensino. Então vai encontrar trabalhos e testes avaliativos centrados no ensino, ignorando a interação que o mundo, hoje, exige, para que a pessoa se desenvolva de maneira a construir seus conhecimentos no grupo e que possa re-significar os conceitos alimentando um fluxo avaliativo constante.
Nos projetos de aprendizagem, método centrado no conhecimento individual construido através da interação alunos e professores, professores e alunos a avaliação também terá outro sentido porque vai ser buscada, construida com a consciência do eu no grupo. O aluno aos poucos vai percebendo que o conhecimento não precisa ser um mero copiar e responder, então vai se permitir errar e se abrir para que o grupo possa avaliar seu trabalho, assim como ele poderá, como integrante de um grupo, também, avaliar a si e aos outros, crescendo nesse processo porque a desestruturação dos conceitos, obrigatoriamente, trará novos conhecimentos e pensares sobre a educação sua e de todos de grupo.

sexta-feira, agosto 04, 2006

Hoje

Nesta semana estive tão atribulada com os trabalhos do curso, reflexões, leituras que não sobrou tempo para postar no blog!.Além disso tudo precisei viajar a trabalho o que me roubou muito tempo, quero dizer que fiz a postagem do relato sobre as atividades da parte presencial do curso, já tinha um rascunho, mas na hora da postagem fui mudando tudo e não sei se o resultado foi o esperado porque foram muitas informações em tão pouco tempo e acredito que para as pessoas(alunos) que não tinham muito conhecimento das ferramentas usadas no curso dificultou um pouco mais como foi o meu caso, não quero dizer com isso que é impossível trabalhar, porém fiquei e ainda estou bastante apavorada com o volume de trabalho a ser feito e que a cada dia aumenta mais. Estou tentando fazer tudo, mas em algumas semanas uns trabalhos ficam para trás enquanto outros andam mais rapidamente.Nesta semana o blog ficou empacado! Prometo voltar com força total na próxima semana. Imprimi e estou lendo o texto "O método Clínico piagetiano" para posterior postagem no fórum. Bastante complicado! Espero decodificá-lo para comentar em breve.
Como ainda estou sem computador e internet tive que sair agora de casa e vir até minha antiga escola para ter este contato contigo querido blog, que confesso estava louca de saudade!
Bom chega de conversa, é quase onze horas e preciso sair da sala porque a escola vai fechar! Bay